sábado, 15 de junho de 2013

ATIVIDADE "MEU PRIMEIRO BEIJO"

Sugestão de atividades
Texto: Meu primeiro beijo
Autor: Atonio Barreto


O que vocês acham  desta situacao de aprendizagem:
1º Momento: 
Estudo do conteudo: elementos da narrativa, estudo do genero(cronica), observacao e entendimento estudo dos aspectos linguisticos do texto;
2º Momento: Leitura individual e coletiva de cronicas para confrontar diferentes estilos de cronicas;
3º Momento:  Inferir o sentido sentido principal e geral do texto;
4º Momento: O professor deverá intervir durante a leitura para que se observe o que há de mais relevante no texto;
5º Momento: discutir os elemntos da narrativas presentes no texto;
6º Momento:       Reconhecimento do autor, seus diversos gêneros textuais e características. Contexto de produção da crônica em questão.
7º Momento:  Desenvolver atividade com música, poema e texto narrativo envolvendo o tema “primeiro beijo”, trabalhando a intertextualidade e interdiscursividade.
8º Momento: Produzir parodias espalhá-las pela escola, afim de mostrar o trabalho feito e divulgá-lo.
Recursos: cópia do texto "O primeiro beijo" - copias de outras cronicas - cópia da musica "Um primeiro bejo"  de Paula Toler - USO DE MÌDIA - SAI, assistir ao clipe na internet.
PS.Se houvesse uma gravacao em video dos alunos envolvidos cantado a musica de Toler ou alguma de suas parodias, daria certo???? 




Ficou ótima essa situação de aprendizagem. Vejo o texto com aspectos que envolvem o interacionismo intersubjetivo”, onde podemos priorizar a dinâmica transacional das trocas na aprendizagem. Ao abordarmos o assunto em sala o primeiro beijo, chama a atenção dos alunos. É um momento muito esperado onde ocorrem trocas de experiências e cada um sente o primeiro beijo de uma forma...


Com esse texto entramos na teoria sóciocognitiva da aprendizagem, que centra sua atenção sobretudo nos contextos de interação, de influência mútua, de trocas verbais e de atividades de construção conjunta em situações comuns em nosso cotidiano.

Englobando o interacionismo instrumental, o qual se centra nas relações ensino-aprendizagem e os diferentes instrumentos 

que podem ser construídos para permitir a transformação dos comportamentos. 

Através desse texto podemos priorizar o funcionamento comunicativo dos alunos:

− prepará-los para dominar a língua em situações variadas, fornecendo-lhes instrumentos eficazes;
− desenvolver nos alunos uma relação com o comportamento discursivo consciente e voluntária, favorecendo estratégias de autoregulação;
− ajudá-los a construir uma representação das atividades de escrita e de fala.
No texto também podemos trabalhar as capacidades de decodificação compreendendo diferenças entre escrita e outras formas gráficas (haja visto que esse texto apresenta conteúdos enriquecedores que envolvem números e porcentagens com um assunto onde o aluno guarda por chamar sua atenção). Auxilia o aprendizado do alfabeto, a decodificar palavras e textos. Sem falar que decodifica palavras e textos escritos. Por meio desse texto o aluno ficaria criativo e apto a criar paródias que motivaria o processo ensino-aprendizagem fazendo do ambiente um lugar gostoso para aprender. Mídias e músicas sem dúvida chamam a atenção e facilita a situação de aprendizagem englobando memória visual e auditiva. Ficaria muito legal após os alunos construírem a paródia gravá-los nesse momento.





Maria Inês Pires de Matos








Um comentário:

  1. Ficou ótima essa situação de aprendizagem. Vejo o texto com aspectos que envolvem o interacionismo intersubjetivo”, onde podemos priorizar a dinâmica transacional das trocas na aprendizagem. Ao abordarmos o assunto em sala o primeiro beijo, chama a atenção dos alunos. É um momento muito esperado onde ocorrem trocas de experiências e cada um sente o primeiro beijo de uma forma...
    Com esse texto entramos na teoria sóciocognitiva da aprendizagem, que centra sua atenção sobretudo nos contextos de
    interação, de influência mútua, de trocas verbais e de atividades de construção conjunta em situações comuns em nosso cotidiano.
    Englobando o interacionismo instrumental, o qual se centra nas relações ensino-aprendizagem e os diferentes instrumentos
    que podem ser construídos para permitir a transformação dos comportamentos.
    Através desse texto podemos priorizar o funcionamento comunicativo dos alunos:
    − prepará-los para dominar a língua em situações variadas, fornecendo-lhes instrumentos eficazes;
    − desenvolver nos alunos uma relação com o comportamento discursivo consciente e voluntária, favorecendo estratégias de autoregulação;
    − ajudá-los a construir uma representação das atividades de escrita e de fala.
    No texto também podemos trabalhar as capacidades de decodificação compreendendo diferenças entre escrita e outras formas gráficas (haja visto que esse texto apresenta conteúdos enriquecedores que envolvem números e porcentagens com um assunto onde o aluno guarda por chamar sua atenção). Auxilia o aprendizado do alfabeto, a decodificar palavras e textos. Sem falar que decodifica palavras e textos escritos. Por meio desse texto o aluno ficaria criativo e apto a criar paródias que motivaria o processo ensino-aprendizagem fazendo do ambiente um lugar gostoso para aprender. Mídias e músicas sem dúvida chamam a atenção e facilita a situação de aprendizagem englobando memória visual e auditiva. Ficaria muito legal após os alunos construírem a paródia gravá-los nesse momento.



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