quinta-feira, 6 de junho de 2013

Leitura

Considero a leitura como algo que faz com que possamos desenvolver nossos pensamentos e idéias. Através da leitura passamos a adquirir o gosto pela escrita também. Assim, podemos nos colocar em contato direito com o mundo e expressando nossas idéias.
Quando Chauí diz que o livro é um mundo porque cria mundos identifiquei muito com ela pelo fato de recordar da minha infância e ver que quando pegava um livro ou até mesmo um gibi minha imaginação crescia muito e começava a imaginar várias situações. Concordo com a autora que ler é uma das experiências mais radiosas de nossa vida, pois assim passamos a nos conhecer. Lembro que quando aprendi a ler me sentia como um líder, como se eu fosse alguém muito importante. Como sou a caçula de meus irmãos recordo que via eles estudando e, isso ia despertando meu interesse pela leitura. Outra recordação que tenho é que minha mãe colocava jornal no chão com o objetivo de não sujar nossas roupas e nem a casa através de nossos pés, pois morávamos numa casa onde o quintal era de terra. Com o jornal no chão eu via aquelas letras e ia me despertando cada vez mais o interesse e gosto pela leitura e escrita. Eu brincava com meus irmãos de ler as letras que estavam no jornal, pois naquela época não tinha jogos e nem televisão. Meus tios começaram a incentivar a leitura me dando mais livros ainda conforme eu ia aprendendo. Tinha uma tia analfabeta que chegava com jornais para que eu lesse para ela e até mesmo documentos dela.
Quando Calligares diz considerar a literatura o catálogo das vidas possíveis e impossíveis concordo com ele, pois quando lia os livros era exatamente isso que acontecia comigo eu conseguia imaginar as mais diversas situações.
Através do depoimento de Gabriel O pensador vejo que  é de fundamental importância para o ensino da leitura e escrita o papel da família. Mesmo sendo um aluno preguiçoso a avó lhe ensinou  a ter o hábito da leitura. Nunca gostou de criar textos com temas livres e com um trabalho da faculdade, o qual envolvia etnocentrismo, hoje escreve suas músicas muito bem e trabalha muito o assunto preconceito, o qual existe muito em nossa sociedade.

Gilberto Gil também considera que a avó foi sua mestra de ensinar, sendo ela a responsável por sua alfabetização. Foi adquirindo o gosto da leitura e acabou também se apaixonando pelo acordeom e diz que a música deu grandes lições para sua vida. Quando Anna Verônica Mautner agradece o fato dos poetas existirem por falar da dor do ressentimento vejo Gil na música onde expressasentimentos tanto dele como de pessoas. A música nos coloca em contato com a reflexão de nossa vida diária. Acredito que a leitura e, principalmente a nossa escrita é uma forma de desabafar sentimentos que precisam ser colocados para fora a fim de não adoecer.


Finalizo minha opinião e experiências com os pensamentos de Clair, o qual foi incentivada por uma amiga para se dedicar a poesia, mesmo estando na terceira idade. Fora o namorado da filha que sempre a incentivou. Com a poesia ela diz ter mudado como pessoa, inclusive seu modo de enxergar a vida. Vai até se aposentar na receita federal para escrever poesia. Portanto, vejo que todos somos capazes de escrever e que não tem idade para desenvolvermos essa habilidade que muitas vezes encontra-se embutida. Daí a importância de incentivarmos sempre nossos alunos no gosto da leitura e escrita para que se tornem cidadãos capazes de refletirem e colocarem suas opiniões e sentimentos para fora. A leitura e escrita é importante para qualquer profissão não podemos viver sem ela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário