quinta-feira, 27 de junho de 2013

Estratégias de incentivo à leitura


1º Passo: Dividir aleatoriamente a sala em grupos. Cada grupo lerá uma obra com determinado gênero textual, como por exemplo, ação, drama, romance, comédia...

2º Passo: Em algumas aulas semanais, reservaríamos a sala de leitura para que cada grupo contasse aos demais o que está acontecendo em sua história, o que está gostando, sobre as personagens, como imaginam que será o final,...; abrindo espaço para perguntas, comentários, sugestões... Esse momento também ajudaria o professor a verificar como está a leitura discente.

3º Passo: Ao término das leituras das obras, além da avaliação escrita para a verificação dos elementos narrativos textuais, sugeriria a cada grupo que escolhesse um momento textual que caracterize o gênero lido, como por exemplo, uma aventura, uma grande tristeza, uma situação cômica,... e o interpretasse em espetáculos teatrais.


4º Passo: Em um momento posterior, distribuiria diversos livros sobre as mesas da sala de leitura, em cada mesa um gênero, e deixaria que cada aluno escolhesse o gênero preferido, e iniciasse uma nova e entusiasmada leitura. E então, o professor poderá analisar se eles realmente entenderam o projeto e encontraram o tipo de livro e/ou história que preenche e responde aos seus anseios.




POSTADO POR:  JOSIANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário